quinta-feira, 21 de junho de 2007

MATÉRIA JORNALÍSTICA


O Instituto Histórico e Geográfico de Macaé foi fundado em 30 de setembro de 1993, com o objetivo de resgatar, através do material existente a através de pesquisas a memória da cidade e acompanhar seu desenvolvimento histórico e geográfico. A princípio a entidade funcionava na FAFIMA, seguido da Secretaria Municipal de Cultura e há cerca de 4 anos, a entidade está instalada em espaço cedido pela Centenária Sociedade Musical Beneficente Lira dos Conspiradores, na Rua do Sacramento n° 63 – Centro – Macaé/RJ.
O Instituto conta com um acervo, constituído de Livros Históricos, Teses de Mestrados e Trabalhos de Pesquisadores da própria Instituição.
Por ano, cerca de dois mil estudantes da rede escolar municipal, estadual e particular, Acadêmicos e Pesquisadores freqüentam a Biblioteca da Instituição para complementação aos seus trabalhos.
São parceiras da entidade, a Sociedade Musical Lira dos Conspiradores e a Prefeitura de Macaé.
A entidade está aberta a visitação e estudos de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas, com dois turnos de trabalho. Voltando ao atendimento ao público a partir de 26 de fevereiro de 2007.
Lá você encontra Livros de Alberto Lamego, Augusto dos Anjos, Antônio Alvarez Parada, entre outros; de Pesquisadores da própria entidade e material de Teses elaboradas por Acadêmicos, sobre o município de Macaé.
O Vice-Presidente da entidade, Mario Sergio Santos disse que a entidade tem passado um pouco de dificuldade para a sua manutenção, devido à falta de verba nos anos anteriores, tendo sido mantido por anuidades pagas pelos membros a instituição, o que não supria os gastos necessários, como:a confecção de material, elaboração de exposições, palestras, material de escritório, entre outros.
Para o ano de 2007, a Vereadora Marilena Garcia apresentou o projeto da entidade na Câmara Municipal de Macaé, tendo sido aprovada uma subvenção, para manutenção, a ser repassada através do FUNDEC/PMM. No projeto de plano de trabalho apresentado para este ano, está: a produção de material escrito e visual sobre a realidade Geo-Histórica de Macaé; a elaboração de material de divulgação do IHGM para maior visibilidade do mesmo; manter um maior intercâmbio com as escolas do município, disponibilizando material de pesquisa para os alunos e a promoção de encontros, palestras, exposições e cursos sobre temas ligados à história e a geografia de Macaé; ontem e hoje.
A Direção da Entidade solicita as empresas de Offshore, instaladas no município e ao Comércio Local, para nos ajudem neste importante trabalho de revitalização da História do município, lembrando que as doações serem deduzidas no Imposto de Renda.
O Instituto Histórico e Geográfico passa por necessidade básicas, material patrimonial, como de um computador, novas estantes e arquivos, TV e vídeo cassete, para melhor atender o público e espera em breve colocar na Internet um site para que as pessoas possam melhor se comunicar com a entidade e fazer pesquisas através dele.A entidade solicita ainda, a comunidade macaense, que colabore com a ampliação de seu acervo, doando xerox de documentos histórico que se encontram em poder de muitas famílias macaenses, para que possamos oferecer aos estudantes e pesquisadores acesso a um maior número de informações sobre o município, que por ser de grande valia para o acervo da memória permanente da cidade de Macaé.

Nenhum comentário: