quinta-feira, 21 de junho de 2007

HISTÓRIA DO IHGM

Tudo começou com a formação de um núcleo formado por professores que haviam participado do PROJETO MACAÉ, se reunindo nesta época na Escola Estadual Mathias Neto - trabalho que resultou na publicação de Macaé síntese Geo-Histórica. Com o nome de GRUPO DE ESTUDOS E MEMÓRIA DE MACAÉ - GEMMA, o Grupo de Estudos e Memória de Macaé se reunia nas instalações da FAculdade de Filosofia e Letras de Macaé - FAFIMA.
A incorporação de novos interessados no assunto desta natureza e a necessidade de formalização do movimento impeliram na criação em 30 de setembro de 1993, o Instituto Histórico e Geográfico de Macaé, nos moldes dos existentes no país.
O IHGM é um instituto autônomo e independente, cujo trabalho é coluntário e valoriza a iniciativa própria. Consta como objetivos reuniões do acervo (originais e cópias) de material relativo à história de Macaé, desenvolvimento de materia didático para dar apoio ao ensino da história, geografia, geologia e aspecto sócio-econômico da região, estudar e estimular a pesquisa de aspectos históricos do Brasil, do Estado do rio de Janeiro e do município de Macaé.

Nenhum comentário: